14 Janeiro, 2008

Memorias do Instituto Oswaldo Cruz

Os cerca de 4 mil artigos científicos publicados pelas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz em seus 98 anos de história estão disponíveis on-line para consulta gratuita.

O acervo corresponde ao período que vai do lançamento do primeiro número da revista, em 1909, até a atualidade. Com a digitalização, qualquer pessoa poderá consultar, pela internet, estudos publicados há quase um século.

São artigos sobre uma enorme variedade de temas ligados às diversas áreas biomédicas. Também estão no acervo obras históricas, como desenhos de grandes ilustradores do passado entre os quais Raimundo Honório e Manoel Castro e Silva.

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz foi o periódico científico com maior fator de impacto na América Latina em 2006 segundo o Institute for Scientific Information (ISI).

Segundo o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e editor da revista, Ricardo Lourenço, na época em que a revista foi criada existiam poucos indexadores – publicações que reunissem e sistematizassem as publicações científicas no mundo –, dificultando a divulgação e o acesso aos trabalhos.

“Há muitos artigos pioneiros, que trazem resultados importantes e que ainda vêm sendo apenas confirmados pelos estudos atuais”, afirma. “Até hoje, para ter acesso a todo o conhecimento publicado nas Memórias antes de 1994, era preciso haver uma cópia impressa da coleção numa biblioteca de consulta, normalmente institucional, o que tornava seu alcance muito limitado”, disse.

Além de enriquecer a pesquisa científica no Brasil, a disponibilização on-line do periódico tem o objetivo de, pelo fato de incluir grande parte da produção científica publicada no IOC, tornar ainda mais visível mundialmente a contribuição histórica do instituto para a pesquisa na área biomédica.



Fontes:

http://memorias.ioc.fiocruz.br

Agencia FAPESP