19 de Fevereiro de 2007

Metodos Biologicos e Moleculares de Deteccao de Viroides dos Citros

Os viróides que infectam os citros estão classificados em quatro gêneros e cinco espécies, de acordo a suas propriedades biológicas e físico-químicas (Flores et al., 2000): Pospiviroid - viróide da exocorte dos citros (Citrus exocortis viroid, CEVd); Apscaviroid - viróide da folha curva dos citros (Citrus bent leaf viroid, CBLVd, variantes CVd-Ia e CVd-Ib), viróide III dos citros (Citrus III viroid, CVd-III); Hostuviroid - viróide do nanismo do lúpulo (Hop stunt viroid, HSVd, variantes CVd-IIa, CVd-IIb e CVd-IIc); e Cocadviroid - viróide IV dos citros (Citrus IV viroid, CVd-IV). Mais recentemente, foram observadas duas novas e prováveis espécies do gênero Apscaviroid : o Citrus original sample, CVd-OS no Japão (Ito et al., 2001) e o viróide da Atalantia citroide na Espanha (Barbosa, 2004). Somente o CEVd e variantes patogênicos do HSVd são agentes causais de doenças nos citros, a exocorte e a cachexia/xiloporose, respectivamente.

A exocorte está presente em praticamente todos as regiões citrícolas do mundo. O sintoma mais característico da doença é a presença de descamamento na casca de porta-enxerto sintomáticos como o P. trifoliata, seus híbridos e o limão ´Cravo`, associados ao nanismo mais o menos acentuado. O CEVd é o agente etiológico da exocorte do P. trifoliata. Apesar dos postulados de Koch não terem sido realizados para a exocorte do limão ´Cravo` (Citrus limonia Osbek.), se considera que a mesma também seja causada por este patógeno. Trabalhos mais recentes, confirmaram que o CEVd é o agente causal dos sintomas de “yellow blotching“ ou amarelecimento de ramos de limoeiro ´Cravo` com exocorte (Barbosa, 2004).

A xiloporose foi primeiramente descrita como uma doença da lima doce Palestina. Em plantas infectadas se observavam caneluras na madeira com as correspondentes projeções na casca na zona do enxerto, sintomas que estavam associados a descoloração da madeira.

A cachexia foi descrita na California para designar uma doença do tangelo Orlando (C. reticulata x C. paradisi) com sintomas similares aos de xiloporose observados na lima doce de Palestina. A caracterização do patógeno mostrou que tanto a xiloporose como a cachexia eram causadas por varientes do HSVd (Reanwarakorn & Semancik, 1999). Ainda que o término cachexia é o que se propôs e foi aceito na comunidade científica, nos países do Mediterrâneos e América Latina, xiloporose é o nome que se utiliza mais comumente.

Leia mais no artigo completo.

Autores:
Cristiane de Jesus Barbosa 1; Carlos Augusto Dorea Bragança 2
1 Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical [email protected]
2 Bolsista PIBIC/CNPq – Estudante de Agronomia da UFBA